Sobre Márlio

“Márlio surgiu assim, de surpresa.
Quando a gente menos esperava, a foto certa para cada texto estava ali.
O olhar atento, indo além do óbvio, conquistou espaços em todos os palanques, de onde ele retira o conteúdo político e seus acessórios.
Muitas vezes uma foto de Márlio diz tudo. Nem precisa escrever.
Diferente, rápido e muitas vezes, múltiplo.
É por isso que Márlio é Forte.”

Thaisa Galvão
Jornalista e blogueira

 

“Para quem vê de longe, o mundo político é uma espécie de universo bem peculiar, habitado por figuras que estão sempre tomando decisões importantíssimas sobre a vida de milhares de pessoas e rodeados por assessores que não param de falar ao telefone sobre os mais diversos assuntos. De perto, ninguém é normal, já diria o poeta. No Rio Grande do Norte, de 2002 para cá esse “normal” vem sendo cuidadosamente redesenhado pelo fotógrafo Marlio Forte ao mostrar que o cotidiano de Governadores, Prefeitos, Deputados, Vereadores e outros entes públicos é tão comum quanto o meu e o seu. Isso porque Márlio sempre procurou trabalhar com o flagrante, aquele curto espaço de tempo no qual os fotografados nem imaginam que o dedo desse Patuense de sorriso largo e constante está apertando o botão da máquina para lá e para cá. Márlio é puro movimento e barulho, tal qual uma pantera a se mover num porão, com sua indefectível jaqueta preta, usada mesmo nos dias de calor mais abrasador. Ver o resultado publicado no blog é sempre uma surpresa. Agora, ampliadas e exibidas nesta exposição são mais do que meros “Acessórios de Políticos”. É a própria Política.”

Paulo Araújo é jornalista e Assessor de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio Grande do Norte

 

“O olhar crítico e cirúrgico de Márlio Forte nos pormenores de movimentações políticas faz o diferencial nos registros pelas suas lentes inquietas e geniais.”

Eliana Lima

 

“Sempre presente e atento às movimentações políticas deste Rio Grande do Norte, o fotógrafo Márlio Forte tem em seu currículo imagens únicas e marcantes. Suas lentes têm sido capazes de registrar com detalhes os eventos, os encontros, e até mesmo as conversas mais reservadas dos bastidores da Política potiguar.

O trabalho excelente de Márlio poderá ser visto de forma mais abrangente nesta vernissage, com o tema “Retalhos Políticos de 2014 nas lentes de Márlio Forte”. Nada como relembrar as imagens mais pertinentes de um ano eleitoral como este!”

Daniela Freire
Jornalista

 

Retalhos se não alinhavados não passam de um lugar-comum sem pertencimento. Quando se entrelaçam para compor um sentido, de sorte que nos situa em um contexto e instala um conflito, revelam além do que se propõem. Assim são regidas as objetivas de Márlio Forte. Compor mosaico político com, vejam só que quase paradoxal, circunspecta ousadia é trabalho hercúleo numa terra onde as glórias da notícia habitam o templo da genuflexão. O retratista nos deixa a contemplar composições picassianas que dispensam legenda, mas que exigem um filtro de ironia a qual nos faz entender que até a sombra reluz. Márlio, por isso, merece triunfar sobre o deboche e se assenhorar sobre o apogeu.

Dinarte Assunção
Jornalista

2 comentários em “Sobre Márlio

  1. Grande Profissional que nos abastece com fotos necessários para cada texto que vamos escrever, seja na esfera política, seja na esfera social. E sempre estamos nos esbarrando nos eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *