Últimas: Trump atropela previsões e é eleito o 45º presidente dos Estados Unidos

Donald Trump, 70, se elegeu nesta quarta (9) o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e derrubar a maioria das pesquisas que, até a linha de chegada, o pintavam como uma zebra.

O empresário será o primeiro presidente dos EUA sem uma carreira política e o mais velho já eleito.

A confirmação da vitória veio com as projeções de vitória do republicano nos Estados da Pensilvânia e de Wisconsin, por volta das 5h30 (horário de Brasília). Às 11h15, Trump tinha 279 votos no Colégio Eleitoral, segundo projeção da Associated Press, contra 218 de Hillary. A votação nos EUA é indireta; entenda aqui como funciona.

A projeção da Associated Press apontava às 11h15 os dois candidatos quase empatados no voto popular, com a democrata registrando 47,6% e o republicano, 47,5%. O candidato derrotado no Colégio Eleitoral pode acabar vencendo no voto popular.

A virada de Trump começou com a apuração dos votos em alguns dos Estados-chave da costa leste do país, que apareciam como mais disputados nas pesquisas, ainda que com alguma vantagem para Hillary.

A surpresa começou com Trump à frente na Flórida e na Carolina do Norte, dois dos Estados em que os candidatos fizeram campanha mais intensamente nas últimas semanas.

Informações: Folha de São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *