Kelps Lima: “O governo está fazendo uma manobra para ter caixa com o dinheiro da previdência”

assemb-do-povo 032

Em entrevista ao blog, Kelps Lima mostra que o uso do Fundo Previdenciário para complemento da Folha de Pagamento ainda vai gerar muita discussão entre os deputados. O líder do Solidariedade afirma que existe uma suspeita de que “esse dinheiro esteja sendo usado para fortalecer o caixa” do Governo do Estado.

Márlio Forte – Deputado, por que as retiradas do Fundo Previdenciário tem provocado tanta discussão no meio político?

Kelps Lima – Primeiro que indica um prejuízo financeiro do tamanho que o governo não está assumindo publicamente. Segundo porque existe uma suspeita que esse dinheiro esteja sendo usado para fortalecer o caixa, diferentemente do que tínhamos aprovado aqui na Assembleia.

MF – O que poderia ser feito para isso não acontecer?

KL – Pedir o esclarecimento desses valores, como está sendo feito pela AL.

MF – A Assembleia não tem poder para barrar isso?

KL – Ainda não, até porque isso não é ilegal. O problema é que o governo está fazendo uma manobra para ter caixa com o dinheiro da previdência, ou o Estado quebrou e o governador tem que vir a público para informar isso. O Estado quebrou o Governo está querendo fazer caixa na Fonte 100.

MF – O prazo para devolução é até 2018…

KL – Ele tem até 2018 para devolver o dinheiro mas não apresentou nenhum calendário para isso, e os saques só continuam aumentando.

MF – Ele pode se tornar inelegível por conta disso?

KL – Não, essa é uma discussão que está muito distante. Não é possível fazer esse tipo de leitura. A nossa preocupação é com as finanças do Estado até o mês de dezembro.

MF – O secretário de Planejamento foi convocado para vir a casa?

KL – Pedimos algumas informações complementares e com base nessas informações saberemos se será necessária a vinda dele ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *