Frente Parlamentar recebe campanha Novembro Dourado

FRENTE PARLAMENTAR (10)

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Natal recebeu na manhã de hoje (30) representantes da Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC – RN), Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e Hospital Varela Santiago, que apresentaram a campanha “Novembro Dourado”, movimento criado para sensibilizar a sociedade no combate da doença em crianças. Estas instituições têm um importante trabalho no diagnóstico e tratamento do câncer infantil no estado.

Da reunião, participaram ainda, pais e crianças que são atendidas pelas instituições, além de representantes de entidades de apoio. Durante o evento, chamou a atenção o fato de que o câncer infantojuvenil tem mais de 80% de chance de cura, se diagnosticado a tempo. “Varia de 80% a 90% de chance se houver um diagnóstico precoce. Mas o problema está aí, já que 80% dos nossos casos são de crianças do interior que não têm assistência e descobre-se a doença tardiamente”, revelou o presidente da Casa Durval Paiva, Rilder Campos, ressaltando que os governantes precisam abraçar a causa e investir na resolução deste problema.

O mês de novembro foi escolhido para a campanha, visto que no dia 23 se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil,que atualmente é a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes. Em média são descobertos 10 mil novos casos por ano no país e cerca de 150 no Rio Grande do Norte.

É neste contexto que, segundo a vereadora e presidente da Frente Parlamentar, Júlia Arruda (PSB), está sendo importante levar a discussão para a Câmara Municipal e que seja levada para outros espaços da sociedade potiguar. “A Frente cumpre papel importante articulando a rede e abraçando esta causa, aproveitando para chamar a atenção da sociedade para que se engaje e do poder público para que possa também contribuir e mudar essa realidade que é possível reverter se houver o diagnóstico precoce”, declara.

Texto: Cláudio Oliveira
Foto: Marcelo Barroso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *